"Que a vossa fé não se baseie na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus." 1Cor 2,5
Documentos da Arquidiocese   

Cópias dos documentos originais.


Clique para ampliar. Clique para ampliar.
Bula Apostólica elevando Feira de Santana à
dignidade de Igreja Arquiepiscopal Metropolitana
em 16/01/2002.
Bula Apostólica de nomeação de Dom Itamar Vian
à Bispo da Diocese de Feira de Santana
em 22/02/1995.


BULA APOSTÓLICA - tradução

JOÃO PAULO BISPO SERVO DOS SERVOS DE DEUS.

"Ad perpetuam rei memoriam", isto é, para que isto fique lembrado para sempre.
Tendo sido escolhido para governar todo o rebanho do Senhor e movidos por certo pelo zelo pastoral, não poupamos esforços incessantes a fim de que os benefícios da salvação de Jesus Cristo cheguem ao maior número possível dos homens.

Por isso nos apressamos em atualizar a organização eclesiástica com o objetivo de que estes benefícios sejam mais facilmente colocados à disposição. Portanto, por pedido insistente da Conferência dos Bispos do Brasil, com o apoio também do venerável Irmão Alfio Rapisarda, Arcebispo titular de Canes, Núncio Apostólico do Brasil, e com o Conselho da Congregação para os Bispos, baseados no nosso poder Apostólico, decretamos e estabelecemos o seguinte: a sede de FEIRA DE SANTANA fica separada da jurisdição metropolitana da Igreja de São Salvador no Brasil e fica elevada à dignidade de Igreja Arquiepiscopal Metropolitana com todos os respectivos direitos e privilégios de que gozam, segundo as normas do direito, as outras sedes Metropolitanas.

A recém criada Província de Feira de Santana abrange a Sede Metropolitana do mesmo nome e as Dioceses de Barra, Barreira, Bonfim, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso e Rui Barbosa, até agora pertencentes à Província Eclesiástica de São Salvador no Brasil.

Ao Pastor das coisas sagradas de Feira de Santana, durante o tempo do seu mandato, "Pro tempore", damos a honra da dignidade Arquiepiscopal e do grau de Metropolita e lhe acrescentamos os encargos e as obrigações determinados pelos cânones sagrados. Elevamos o atual Bispo da acima citada cidade de Feira de Santana, a saber, o venerável Irmão ITAMAR VIAN, da ordem dos Frades Menores Capuchinhos, à dignidade Arquiepiscopal e ao grau de Metropolita, concedendo-lhe todos os direitos e privilégios de que gozam os Metropolitas e acrescentando-lhe igualmente os encargos e obrigações aos quais os mesmos ficam submetidos.

Para executar todas estas coisas delegamos o venerável Irmão Alfio Rapisarda, acima lembrado, dando-lhe, para isto, a faculdade de subdelegar qualquer outro constituído em dignidade eclesiástica. Por fim, executado tudo que determinamos, sejam exarados os documentos, dos quais envie-se cópia fiel à Congragação para os Bispos, não obstante a existência de qualquer coisa em contrário.

O presente documento foi redigido em Roma junto a São Pedro, aos 16 do mês de janeiro do ano do Senhor de 2002, vigésimo quarto do nosso Pontificado.

Assinado.

+ Angelus Card. Sodano
Secretarius Status
Joannes B. Card. Re
Pracfectus

Brasão da Arquidiocese de Feira de Santana Secretaria da Arquidiocese de Feira de Santana
Avenida Getúlio Vargas, 394 - Centro
44025-010 Feira de Santana - Bahia, Brasil
Telefone: (75) 3623-2875 
Brasão do Arcebispo Dom Itamar Vian

 Copyright © Arquidiocese de Feira de Santana