Palavras do Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro

PALAVRA DO ARCEBISPO

MISERICÓRDIA DE DEUS

"Sede misericordiosos como o Pai". Este será o lema do Ano da Misericórdia que teve início no dia 08 de dezembro de 2015, na solenidade da Imaculada Conceição e, se concluirá em novembro de 2016.

A misericórdia divina é o tema central de toda a vida de Jesus. Cada gesto, cada atitude, toda a postura Dele nos aponta para a misericórdia do Pai. É o tema central da pregação do Papa Francisco, presente em suas homilias, discursos e cartas. Ao celebrar pela primeira vez na Basílica de São João de Latrão, sua Catedral, o Santo Padre assim disse: "A misericórdia de Deus: como é bela esta realidade de Deus: como é bela esta realidade de fé para a nossa vida! Como é grande e profundo o amor de Deus por nós! É um amor que não falha, que sempre agrarra a nossa mão, nos sustenta, levanta e guia."

O Papa nos convida celebrarmos o Sacramento da Reconciliação. Neste Ano Santo da Misericórdia queremos ser Igreja que seja seguidora dos passos de Jesus, que amou sem impor condição e nos chama a olhar primeiro, não para os pecados das pessoas, mas ao sofrimento que arruína suas vidas, ser uma Igreja solidária à dor, a opressao e a humilhação que passa nossa gente.

+ Dom Zanoni Demettino Castro
Arcebispo de Feira de Santana

BIOGRAFIA

Dom Zanoni Demettino Castro nasceu no dia 23 de janeiro de 1962, na cidade de Vitória da Conquista – BA. É filho de Gildo Barbosa de Castro e Valdelice Demettino Castro.

Estudou filosofia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília e Teologia no Instituto Teológico de Ilhéus-BA. Após sua ordenação sacerdotal licenciou-se em Teologia Dogmática pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de dezembro de 1986. Desenvolveu as seguintes atividades: Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Itarantim (1987-1990); Pároco da Catedral de Vitória da Conquista (1990-1995); Pároco da Paróquia São José em Itapetinga desde 1998; Vigário Forâneo a partir de 2000; Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral a partir de 2002; Vigário Geral (2002-2007); Professor de Teologia Dogmática no Instituto Teológico de Ilhéus; Professor de Doutrina Social da Igreja no Instituto Filosófico de Vitória da Conquista; Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Nordeste III da Conferência Episcopal; participou da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano como convidado. No dia 26 de junho de 2007 foi eleito Administrador Diocesano de Vitória da Conquista.

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI terceiro Bispo da Diocese de São Mateus – ES, no dia 03 de outubro de 2007, ano que completou 20 de sacerdócio e 45 de idade. Ordenado bispo no dia 24 de novembro de 2007 em Vitória da Conquista – BA e assumiu o serviço de pastor da Diocese de São Mateus na Catedral Diocesana no dia 15 de dezembro de 2007 com o lema: “Ecce mitte me” (Eis-me Envia-me).

Após sete anos a frente da Diocese de São Mateus no Espírito Santo, no dia 3 de dezembro de 2014, dom Zanoni foi nomeado arcebispo coadjutor de Feira de Santana (BA), onde tomou posse no dia 6 de fevereiro de 2015. No dia 02 de dezembro de 2015 assumiu como Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Bahia, substituindo Dom Itamar Vian.